Mitos e Verdades sobre o Ômega 3

O ômega 3 em excesso engorda?

Mito. Cada grama do nutriente é equivalente a nove calorias. Desta forma, é pouco provável que a gordura possa influenciar no ponteiro da balança. Para garantir os benefícios do ácido graxo sem se preocupar, basta consumir o recomendado pelo nutricionista e adotar uma alimentação balanceada.

Ele ajuda o cérebro a ter mais disposição para estudar e trabalhar?

Verdade. De acordo com nutricionistas, algumas pesquisas mostram que a presença de DHA, um tipo de ômega 3 encontrado nos peixes, é um componente cítrico das membranas celulares do cérebro e da retina, onde está envolvido na função visual e neural e também na manutenção das funções cerebrais.

O ômega 3 é benéfico para quem tem depressão?

Verdade. Indivíduos portadores de depressão possuem baixos níveis de ômega 3, o que pode ocasionar na redução do número de funções nos neurotransmissores e receptores. O consumo regular do ácido graxo ajuda a aumentar a produção de diversos neurotransmissores como serotonina, dopamina e noradrenalina, todos relacionados ao bem-estar. Estudos ainda revelam que países com altos níveis de ômega-3 na dieta registram baixos índices de depressão.

A suplementação pode ser feita em qualquer idade?

Verdade. No entanto, cada pessoa possui necessidades individuais e necessita de orientação especializada, já que o consumo indiscriminado tende a prejudicar a saúde.

Deixe um Comentário