Mitos e Verdades sobre o Café

Ajuda a perder peso

Verdade. A cafeína é um potente inibidor de apetite. Você vai sentir naturalmente mais fome quando cortar sua dose diária de cafeína. A cafeína também pode aumentar seu desempenho metabólico. O efeito é provavelmente pequeno, mas se você já bebe o seu café preto, é provável que queime mais calorias do que consome, o que significa que a dose tende a ajudá-la a perder peso. Experimente tirar a cafeína alguns dias da sua dieta, para entender algumas flutuações na escala.

Reduz a dor e facilita a malhação

Verdade. Além da cafeína, existem vários componentes funcionais fitoquímicos no café. O ácido clorogênico, por exemplo, pode reduzir os processos inflamatórios corporais, agindo também como um antioxidante. O café proporciona redução da dor muscular, se tomado uma hora antes do exercício físico, o que pode aumentar seu desempenho.

Ainda de acordo com nutricionistas, a cafeína reduz sua percepção do nível de esforço, fazendo que você sinta a execução do exercício mais fácil do que é realmente. O cafezinho também é capaz de estimular a circulação sanguínea, melhorando a chegada de oxigênio nos tecidos, podendo também facilitar o seu desempenho físico.

Pode causar câncer

Mito. Um estudo comprovado publicado na Breast Cancer Research, que descobriu que as mulheres que bebem cinco ou mais xícaras de café por dia têm 57% menos chance de desenvolver câncer de mama do que aquelas que bebem menos de uma xícara por dia. E um recente estudo do American Journal of Epidemiology descobriu que beber três a cinco xícaras de café por dia pode reduzir o risco de morrer de doença cardíacas em 21%.

Ajuda contra os males de Parkinson e Alzheimer?

Verdade. Pesquisadores da Universidade de Harvard acompanharam quase 300 000 americanos, homens e mulheres, ao longo de 30 anos. Concluíram que as pessoas que tomam três xícaras de café todos os dias têm menos chances de serem diagnosticadas com Parkinson. Isso porque a cafeína protege as células que produzem o neurotransmissor dopamina – e também por isso ajudam a prevenir o mal de Alzheimer.

Comentários
  • Mauricio
    Responder

    Muito bom saber disso.Vou aumentar a ingestão desta bebida.

Deixe um Comentário